quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Paulo da Portela


Paulo Benjamin de Oliveira ou Paulo da Portela nasceu no bairro da Saúde em 1901 e viveu por muitos anos na Praça Onze, até se mudar para Oswaldo Cruz, subúrbio carioca, no início da década de 20.
Fundamental na história cultural brasileira , sua trajetória se confunde com o surgimento do samba no Rio de Janeiro, onde contribuiu para que o ritmo, como era cultivado nos morros e na praça Onze, ganhasse visibilidade, tornando-se popular e bem aceito.
Conhecido pela sua elegância e educação, transferiu isso para a mudança da imagem estereotipada e preconceituosa que se tinha a respeito do sambista, de malandro e vagabundo, para a de artista de respeito. Para isso, ele impôs vestuário próprio para sua agremiação, e defendia que todos estivessem devidamente vestidos. O grupo se tornou conhecido como "cabeça e pescoço tapados", pela obrigatoriedade de trajar chapéu e gravata, como ele sempre trajava, em qualquer ocasião.
A Escola de Samba Portela teve como embrião o Conjunto Carnavalesco Escola de Samba de Oswaldo Cruz, por ele fundado, e antes de se estabelecer na Estrada do Portela, a agremiação teve várias sedes provisórias. A primeira foi na sua própria casa, e a mais curiosa foi um vagão no trem que saía da Central do Brasil em direção ao subúrbio, onde os sambistas se reuniam diariamente para ensaiar. Daí a tradição do trem do samba que nos dias atuais é revivida.
Paulo além de compor sozinho também teve parceiros igualmente ilustres como Cartola, Heitor dos Prazeres, Monarco e seus sambas foram gravados por grandes nomes do rádio, como Mário Reis e Carlos Galhardo.

Uma de suas belas composições é Uma Linda Guanabara

Como é linda nossa Guanabara
Jóia rara que beleza
Quando nosso céu está todo azul, anoitece
O céu se resplandece
Em seu bordado de estrela, vê-se o Cruzeiro do Sul
Pão de Açúcar, poderoso
Fiel companheiro de nossa baía
Vigilante, não dorme um só instante
Guardando a riqueza que natureza cria

Foi homenageado pela Portela em 1984, no enredo Contos de Areia, que deu o 21º campeonato do Carnaval do Rio de Janeiro à escola.

Hoje, Paulo da Portela é nome de praça no seu bairro do coração, em Oswaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!