terça-feira, 23 de março de 2010

Celacanto provoca maremoto

Em 1977 começou a aparecer aqui e ali ,nos muros de Ipanema, um estranho grafite :


Quem lembra?

CELACANTO PROVOCA MAREMOTO é uma frase do seriado National Kid, exibido na década de 60, propaganda dos produtos National, que depois viraram Panasonic. Um dos episódios desse seriado de grande sucesso falava sobre os seres abissais, e um deles era o peixe chamado ... celacanto, a quem Dr. Sanada, um dos personagens do mal, dizia que o "CELACANTO PROVOCA MAREMOTO". Na verdade, na história quem provocava o tal maremoto era um submarino chamado Guilton, que tinha uma boca com uma lâmina dentro. 




Seu autor é o jornalista carioca Carlos Alberto Teixeira , hoje também conhecido como
C@T, inclusive que sabe muito sobre informática e dá dicas preciosas para todos.



Da brincadeira com o símbolo que criou, em giz, no quadro na sala de aula, passou ao tapume de obra . Depois, o desenhou com Pilot (o antigo pincel atômico), o ensinou a amigos que também passaram a espalhar o mesmo grafite. E aí chegou a fase do spray e formou uma equipe, que nas madrugadas, chegou a totalizar 25 pessoas. Teve gente pichando até em Washington e em Paris.

Na mesma época, havia uma outra pichação, o Lerfá Mu, completamente diferente e relacionada à maconha. Seu criador também estudava na PUC do Rio - como Carlos Alberto - e foi uma batalha nos banheiros, que ficavam totalmente rabiscados, até que um dia, por surgirem outros pichadores na área do Jardim Botânico e Leblon lutando contra o Celacanto e o Lerfá Mu, os dois se aliaram.




A imprensa, então, começou a investigar as pichações, e chegou até a afirmar que o CELACANTO era um código de encontro entre traficantes . Outros afirmaram que eram mensagens de extraterrestres...





Com a intensa especulação "o que será?", "quem será", o então prefeito da cidade, o falecido Marcos Tamoio, instituiu uma multa exorbitante para aqueles que fossem apanhados pichando.
Com a preocupação de seus pais, Carlos Alberto acabou dando uma entrevista numa reportagem, se identificando.

Não tem ninguém que no Rio esteve ou morou no final dos anos 70, principalmente na zona sul do Rio, que não se lembre da brincadeira do "CELACANTO PROVOCA MAREMOTO", a pichação intrigante, de disputa romântica dos muros e tapumes da cidade.
CELACANTA PROVOCA MAREMOTO acabou, os anos passaram e infelizmente o que se caracterizou, com o tempo como pichação, extrapolou e passou a algo agressivo, antipático, inconveniente que emporcalha, destrói prédios, monumentos e árvores.

7 comentários:

  1. Bom, há pouco tempo tínhamos o ainda ativo "SÓ JESUS EXPULSA O DEMONIO DAS PESSOAS", que parece já ter sido abandonado.

    100+ 8)

    ResponderExcluir
  2. "Gentileza gera gentileza" emporcalha mas carrega uma boa mensagem!

    ResponderExcluir
  3. "Gentileza gera gentileza" emporcalha mas carrega uma boa mensagem!

    ResponderExcluir
  4. o anonimo VINGA pichou o relógio da central.

    ResponderExcluir
  5. Emporcalha de branca mordomia a parede e os prédios, com a tal verdade.
    Tem uma música muito boa do grupo bendengó de 79, "Celacanto e Lerfa-mu".

    ResponderExcluir
  6. Esta de Jesus nunca vi nem ouvi falar. Conheço os meninos (na época) do Bendengó, tenho o CD deles, fiquei emocionada de vê-lo mencionado aqui. Gentileza gera gentileza merece estar nas paredes do Rio. E parabéns para Elizabeth por este blog maravilhoso e comovente para nós,cariocas da gema.

    ResponderExcluir
  7. Que grande honra encontrar sua postagem. Muito obrigado e um grande abraço! — c.a.t. — http://bit.ly/celacantocat

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!