segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ainda falando de praias...

Ultimamente, as praias  da Zona Sul carioca estão precisando de uma reflexão para sua utilização.

Na trilha de que tudo hoje em dia só é bom se é MEGA, as praias, infelizmente, entraram nesse roldão.

Outrora nas areias abríamos nossas cadeiras, enterrávamos nossas barracas. Agora não dá mais. A quantidade MEGA de barraqueiros invade o espaço público da areia e o transforma em privado. Abrindo uma MEGA quantidade de barracas e cadeiras vermelhas - doadas por uma cervejaria e tornadas cor padrão determinada pela Prefeitura (??!!??) - , mas que ali ficam vazias, ocupando espaço, sem deixá-lo pra você, até serem alugadas. E vai reclamar?  É a  onda de guarda-sóis e cadeiras na cor vermelha que impera.

Que tenham cadeiras para alugar, mas que fiquem fechadas e só abertas quando do aluguel. Mas eu não poder me sentar e ocupar meu espaço poque ali tem um máfia, é demais.




Pra se ter uma idéia e  não parecer uma reclamação vazia é só fazer as contas. São 30 guarda-sóis, 60 cadeiras, duas caixas de isotérmicos e uma tenda para cada um dos 897 barraqueiros cadastrados da Zona Sul ao Recreio.
Além de não termos espaço na areia da praia do bairro que moramos, também somos obrigados a conviver com o MEGA lixo jogado impunemente na praia, naturalmente pela multidão que vem  - será que estou errada  e isso é natural? -  e que não é comprometida com aquele espaço, pois ali não mora. Parece deixar o recado: vim, vou embora e o resto que se dane .

É um MEGA problema que as autoridades precisam equacionar se não quiserem destruir a meia dúzia de praias que restaram das dezenas que outrora existiram. E esse outrora tem apenas 40 anos e não 40 séculos.
Tempo que a população não só se multiplicou, mas infelizmente cresceu em MEGA falta de educação, MEGA falta de respeito, MEGA falta de civilidade.


Também, a falta de criatividade dos governantes tem provocado problemas quando se fala em eventos.

Acharam - e achar é uma coisa triste - que sempre para mostrar a cidade, para divertir a cidade, e  para faturar, claro a melhor solução é a triste figura do MEGAEVENTO.

MEGA multidão, MEGA falta de educação, MEGA engarrafamento, MEGA falta de transporte, MEGA insegurança, MEGA sujeira, enfim um MEGA caos, que autoridades, bem longe dos locais, nunca presenciam e não sentem na pele.

A cidade do Rio de Janeiro não é MEGA.

A cidade do Rio de Janeiro é pequena, subdividida em pequenas terras. É só ver o mapa. Até parece que os xerifes que autorizam  essas MEGA bagunças não estudaram Geografia. Ou não visitam ou conhecem o espaço para que foram eleitos para governar. É a total  incapacidade de enxergar um estado de coisas muito óbvio.

Por que não pulverizar festas por toda a cidade? Por que só na orla? Por que só na Zona Sul, que é a  menor região da cidade?

É preciso ter limites.

Os últimos eventos na Zona Sul não deixaram boas recordações aos moradores. No Natal, o show de Roberto Carlos na Praia de Copacabana impediu famílias de se encontrarem, porque as vias foram interditadas para carros. Em abril, culto religioso reuniu 1 milhão de fiéis na orla de Botafogo e provocou engarrafamento em 13 bairros. Há dois anos atrás o desfile de um bloco na avenida Atlântica, uma semana após o Carnaval, produziu caos igual. A avenida Atlântica não é para o porte desse bloco nem pra nada gigante. É apenas uma avenida litorânea. É só enxergar. Depois do caos transferiram o desfile. Mas aí...
Outras regiões do Rio podem e precisam de grandes eventos.  Devem ter o privilégio de receber grandes astros também. Por que não?

Os problemas gerados na orla da cidade por causa dos grandes e sucessivos eventos causam danos ao meio ambiente e ao mobiliário urbano. A quantidade de lixo , o xixi na areia e nas ruas , é um fato lamentável. Simplesmente ignoram a orla marítima, que é uma área de preservação ambiental.  
O MEGA evento acaba, mas o MEGA lixo - sempre ele! -  jogado impunemente na praia e nas ruas, e, o MEGA cheiro de urina ficam. Sem falar que a MEGA urina infiltra e contamina a areia na areia, podendo ser fonte de doenças. Aliás, o espelho de areia, outrora clarinho, hoje já é escuro. Mas parece que ninguém vê nada disso.

É a MEGA cegueira interesseira. De quem vem e não respeita  e de quem autoriza tamanha desproporção, com olhos apenas para o MEGA faturamente apesar de.

É demais.  Principalmente se levado em conta o valor do IPTU.
Paga-se e não se tem direito. Só o dever de pagar.

O Rio de Janeiro é lindo, mas assim já começou a não aguentar.

MEGA LAMENTÁVEL!


4 comentários:

  1. ola Elizabeth, meu nome è gustavo e estou prestes a me mudar para o Rio, por isso ando pesquisando um pouco mais sobre a cidade e acabei por ver seu blog.Parabéns! são iniciativas assim , a de se expressar em favor da natureza e do que nós recebemos dela. Saiba que não esta sozinha e que o absurdo da falta respeito e educação para com a natureza pode começar a melhorar assim como vc esta fazendo, Falar!!de algo que não da para ficar quieto. um principio. um mega abraço

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo à cidade. Ela continua sendo maravilhosa, mas está precisando de limites e nós devemos cobrar.

    Sabe Gustavo, o que acontece é que quando se fala em limites,muitos ficam em cima do muro e a onda que prevalesce é sempre a do populismo, infelizmente!

    A realidade é que lugares têm lotação máxima. O ônibus tem, o cinema tem , o Maracanã tem - até diminuiu pra melhorar - e a praia também tem. Será tão difícil de enxergar?

    Não é proibir ninguém de vir, mas melhorar a qualidade da praia.

    Aliás, gosta-se muito da conversa que a praia é democrática,é BOM porque a praia é PARA TODOS.

    PARA TODOS QUE NELA CABEM, CLARO. Se não, ela fica RUIM PARA TODOS.

    Com a chegada do metrô a cada meia-hora são milhares de pessoas que chegam.

    UMA MULTIDÃO DE RÉVEILLON POR DIA DE SOL. Com todos os agregados dessa situação.

    Com certeza isso não é bom. Nem pra praia, nem pra ninguém.

    Abs

    Elizabeth

    ResponderExcluir
  3. É querida, não tem mais retorno. Aquele tempo ficou para trás. Que pena!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Elizabeth

    acabo de descobrir teu blog.Sou carioca tb, e como v. apaixonada por nossa cidade . já estou te seguindo virei sempre. Se puder me faz uma visita no meu canto preferido:
    http://www.oninhoeatempestade.blogspot.com
    Estou precisando fzer os marcadores para ficar mais organizado o blog. É q vivo nas nuvens ou nas águas! rsrsrs
    bj
    Maysa

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!