quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

COLEGIO ANGLO-AMERICANO, na Praia de Botafogo.

A cidade tem uma história rica de colégios que marcaram.
Já falei aqui do GINÁSIO SÃO MARCOS, tradicional colégio que existiu no bairro do Flamengo.

Hoje o espaço é do ANGLO AMERICANO, no bairro de Botafogo.


A curiosidade desta foto, de 1949
do fotógrafo alemão Kurt Klagsbrunn ,
 é que mostra o povo fazendo fila,
que passa pela porta do colégio
 - palacete atrás dos pinheiros -  
para entrar na Loja SEARS ROEBUCK,
pouco adiante, na mesma calçada,
que estava sendo inaugurada.

Este colégio começou do idealismo da professora inglesa Marguerite Coney  que veio para o Rio para lecionar na "Graded School", que não aceitava crianças brasileiras. Como este fato a desagradava, fundou seu próprio colégio, em 1919, no prédio alugado à Light, na Praia de Botafogo nº 482.

Em 1929 Miss Coney transferiu seu colégio para o nº 374 da Praia de Botafogo, antigo palacete do Barão de Alegrete, onde até 1927 estivera o Colégio Aldridge, para meninas.


Foto: reprodução Internet


Durante a 2º Guerra Mundial, com a a nacionalização, por decreto, das instituições estrangeiras por Getúlio Vargas,  o British American School muda seu nome para Colégio Anglo-Americano e a direção passa para o Dr. Frederico Ribeiro.

As décadas de 50 e 60 foram gloriosas para o Anglo-Americano, na prática esportiva, destacando-se, principalmente, nos “Jogos da Primavera”. A piscina do Anglo ficava no fundo do terreno , onde a garotada fazia aulas de natação e trampolim. O Anglo era considerado o colégio dos esportes. Tinha tambem um ginásio maravilhoso.

O colégio ali funcionou   até 1974, quando o estabelecimento de ensino  fechou as portas  e se transferiu para a Rua General Severiano, em um casarão, ex-convento arrendado.

O palacete foi vendido , colocado abaixo, criminosamente, se perdendo um pedaço da memória carioca. Ali existe um prédio todo em vidro fumé, que foi à época de sua construção, apelidado de Idi Amim.

17 comentários:

  1. Aquele prédio era lindo. Não sei como deixaram que ele fosse derrubado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parte da nossa história agora só em album de fotografias... Vivi momentos inesquecíveis naquele colégio.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o afastamento de Mrs. Coney Ligonto da direção do colégio deveu-se ao fato de ser casada com um cidadão italiano, Ricardo Ligonto, cujo país estava em guerra contra o Brasil. Logo após ela enviuvou e passou a acolher um sua casa, na rua General Ribeiro da Costa, no Leme, as ex-colaboradoras Ms. Berta e Ms. Fanny. Em 1944, então com 10 anos de idade e a convite dela, paassei um ano residindo com esse grupo muito especial, estudando para o concurso do Colégio Militar. Explica-se: meu pai, professor do Anglo e muito querido pelo casal, era oficial da reserva do Exército, foi convocado para o serviço ativo e transferido para Belo Horizonte justamente quando me preparava para o concurso. Foi com extremada generosidade que o casal me acolheu e apoiou num período conturbado. Naquela casa só se falava inglês, mais um ponto positivo na minha formação e apesar de tudo foi um período inesquecível!
    Verdade, passei no concurso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe foi aluna de seu pai no Anglo e tinha grande consideração por ele, que não só compareceu ao seu casamento como esteve presente em muitas das festas em nossa casa. Eu o conheci qdo ainda criança mas lembro-me bem dele.

      Excluir
    2. Professor Paula Freitas,de português. Foi meu professor

      Excluir
    3. Ms Berta era da tesouraria. A mensalidade era para à ela.Estudei toda a minha vida de estudante lá

      Excluir
  4. Luis Paula Freitas essa talvez seja a maior riqueza de uma foto. As histórias que elas carregam!

    ResponderExcluir
  5. Estudei neste colégio até pouco antes de ser fechado, acho que foi em 1972. Gostaria de ver mais fotos.

    ResponderExcluir
  6. Estudei no Anglo até 1963. Lembro da piscina e da quadra de esportes. E do pátio interno onde corríamos o tempo inteiro. Quebrei meu braço ali.

    ResponderExcluir
  7. Estudié en el Anglo dos años, 1972 y 1973, soy paraguayo y mi papá jugaba en el Flamengo, por esa razón estaba en Río de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc foi colega da minha filha.Naoembro se foi Soraya ou Sabrina.Alunos da tia Alice.Conheci muito seu pai é sua mãe

      Excluir
  8. Estudei do primário ao segundo grau, 1973

    ResponderExcluir
  9. Meu filho estudou nesse saudoso colégio, ainda no Jardim de Infância dos nos 1989 a 1991. Lembro-me bem da Tia Edna, sua primeira professora. Saudades muitas!

    ResponderExcluir
  10. Estudei neste colégio de 1972 a 1974. Pena que os donos das novas filiais não quiseram manter a sua história nem tenham mantido nem mesmo a história de sua tradição, de seus professores e de ex-alunos. Aprendi a nadar corretamente em sua piscina. Dos professores, lembro da Mrs. Nilza, de inglês e Gouveia, de matemática. Participei do curso profissionalizante de teatro com o Prof. Valdir e apresentamos umas 5 peças no Clube Botafogo, onde ensaiávamos. Tive como colegas o filho de Grande Otelo (cujo pai algumas vezes ia ao colégio), Monique Evans, e os falecidos Lauro Corona e Cláudia Lessin Rodrigues. Quando voltei à Bahia, o Colégio se mudou para o prédio ao lado do Clube Botafogo. Tempos depois, o lindo casarão da praia foi destruído.

    ResponderExcluir
  11. Estudei no Anglo entre 1966 a 1972.
    Lembro muito do professor Bogéa de ciências,e D.Nair de português.Muitas saudades....

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!