domingo, 7 de abril de 2013

Edifício A NOITE, na Praça Mauá

"Uma parte preciosa
da identidade brasileira paira,
silenciosamente, nos 22 andares
do edifício A Noite,
na Praça Mauá. "

Construído em 1929 na região portuária do Rio,o prédio, O Edifício Joseph Gire, mais conhecido como edifício A Noite,  abrigou até outubro de 2012 as instalações da mitológica Rádio Nacional.

O local havia sido ocupado anteriormente pelo Liceu Literário Português, que se mudou para a rua Senador Dantas, em frente ao Largo da Carioca, no centro da cidade.


 Praça Mauá, 1920
Antes da construção do edifício A NOITE

 O nome do prédio se deve ao jornal A Noite , que ali instalou sua sede e foi editado -  tiragem diária e vespertina -  de 18 de junho de 1911 a 27 de dezembro de 1957 quando foi extinto. A Noite teve origem em desentendimentos ocorridos na direção do jornal Gazeta de Notícias, que precipitaram a saída de Irineu Marinho para fundar esse jornal, que por sua vez foi o embrião do jornal O Globo.

Os responsáveis pelo projeto arquitetônico foram o arquiteto francês Joseph Gire  - o responsável pelo projeto do Hotel Copacabana Palace) e o arquiteto brasileiro Elisário Bahiana. Foi construído entre 1927 e 1929 utilizando a nova tecnologia do concreto armado, dando grande impulso à engenharia praticada no Brasil de então. Os cálculos estruturais foram realizados pelo engenheiro Emílio Henrique Baumgart, mais tarde responsável pelo Ministério da Educação e Cultura. 

Com 22 andares e uma altura de 102 metros, foi o o primeiro arranha-céu da América Latina, o mais alto até ser ultrapassado pelo Edifício Martinelli, inaugurado em 1934. Tanto as fachadas como as áreas internas comuns revelam influências do estilo art decó, ainda que o interior tenha sido descaracterizado por reformas modernas. O edifício servia também de mirante que oferecia uma vista privilegiada da cidade e da Baía da Guanabara.

O edifício aproximava-se dos modelos de arranha-céus norte-americanos como os que compunham a paisagem da cidade de Chicago, muito longe dos modelos europeus até então favorecidos no Brasil. Um fato importante é que a partir da construção do edifício A Noite começou o processo de verticalização da cidade do Rio.

 O edifício em construção


O edifício recém-inaugurado

Em 1931, o Zepelin passa à sua frente

Hoje o prédio ganhou seu tombamento, ocorrido por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) -  lavrado em dois livros: o Histórico e o de Belas Artes -  e abre possibilidades para que a memória cultural do país não se perca. Também aguarda  as reformas de adequação às normas de segurança.

Nesse projeto há a organização do Museu do Rádio Nacional, vinculado à história da importante emissora que funcionou no prédio, que possui um grande acervo de programas e musicais que lá aconteceram.

Um comentário:

  1. Muito poderia ser dito mas agradeço a gentileza de nos blindar com este post Obrigado! Vou juntar mais informções e ver se atualizo em um onjutno

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!