quarta-feira, 30 de abril de 2014

Lacerda e a cidade do Rio ...2

 

Quando Lacerda assumiu o governo, a Guanabara, não tinha água e ele fez o sistema Guandú, planejado até o ano 2000.  
Investiu no saneamento básico,  no esgoto sanitário, que todos sabemos que esse tipo de obra não dá voto, porque não aparece. A própria amiga de Lacerda, Lota Macedo Soares, responsável pelas obras do Parque do Flamengo fazia questão de recordar-lhe que quando as pessoas fossem apertar o botão da descarga não iriam lembrar dele.

E NÃO LEMBRARAM MESMO!
Hoje, nenhuma linha na midia sobre seu centenário. De quem fez o que de qualidade ainda temos na cidade, porque o resto foi tudo maquiagem e placas.
Aqui vale um parênteses sobre a falta de memória histórica. E o pior, a história escrita de acordo com conveniências de convicções. Hoje só é lembrado - e o pior, até exaltado  - quem compartilhou ou compartilha das tendências de pensamentos reinantes. O que divergiu ou divergente não presta, nunca prestou, é descartado.
Essa história atualmente contada e escrita é simplista, pobre, burra. Apagar a memória da cidade é simplesmente ignorância.

Para compreender o alcance da empreitada, é preciso recordar que o esgoto chegou na capital do império em 1857, em cem anos foi construída uma rede de 1.000 km, em apenas cinco anos expandiu a rede em 60% e subúrbio foi a região que recebeu a quase a totalidade desse benefício.

Gostava de prestar contas e deixar tudo às claras, ao contrário dos dias atuais.
O folheto abaixo é uma curiosidade daqueles tempos e um exemplo disso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!