domingo, 6 de agosto de 2017

Edifício Marajoara, art déco carioca



Edifício Marajoara localizado na Rua Prudente de Morais nº 814, em Ipanema é um belo exemplar do ART DÉCO na arquitetura carioca.




Projetado pelo arquiteto Alcides Cotia teve sua construção iniciada nos primeiros anos da década de 1940. Na época, em meio à segunda guerra mundial, o prédio acabou ganhando um abrigo antiaéreo em seu subsolo, que hoje é usado como depósito. Em 1945 os moradores começaram a ocupar os 32 apartamentos de três quartos, distribuídos em oito andares. O grande destaque dessa construção, que já foi a mais alta do bairro, é a inspiração marajoara espalhada pela fachada, entrada e até no nome do prédio.

Resultado de imagem para Fernando Ferreira Botelho, o dodô do Flamengo
Dentre eles está Fernando Ferreira Botelho, também conhecido como Dodô, o primeiro goleiro profissional do time do Flamengo, na década de 1930. Nascido em três de março de 1913, ele vive no mesmo imóvel há 72 anos. Quando ele encerrou a carreira o Flamengo lhe pagou uma indenização, que quitou cerca de 65% do valor do imóvel. Nessa época, segundo Dodô, o Marajoara, tinha vista até da Avenida Niemeyer.


Portão de ferro e vidro e lindas faixas trabalhadas em baixo relevo, com motivos que nos remetem a um grafismo de espírito indígena marajoara; corrimão em ferro

Nos fundos do Edifício Marajoara, a circulação de ar é completa por se tratar de uma construção feita em centro de terreno. Ao fundo temos o mar de Ipanema entre os prédios!

As janelas têm venezianas e sob os vãos das janelas aparecem lindas faixas trabalhadas em baixo relevo, com motivos que nos remetem a um grafismo de espírito indígena marajoara.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!