domingo, 6 de agosto de 2017

Edifício Marajoara, art déco carioca



Edifício Marajoara localizado na Rua Prudente de Morais nº 814, em Ipanema é um belo exemplar do ART DÉCO na arquitetura carioca.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Projetado pelo arquiteto Alcides Cotia teve sua construção iniciada nos primeiros anos da década de 1940. Na época, em meio à segunda guerra mundial, o prédio acabou ganhando um abrigo antiaéreo em seu subsolo, que hoje é usado como depósito. Em 1945 os moradores começaram a ocupar os 32 apartamentos de três quartos, distribuídos em oito andares. O grande destaque dessa construção, que já foi a mais alta do bairro, é a inspiração marajoara espalhada pela fachada, entrada e até no nome do prédio.

Resultado de imagem para Fernando Ferreira Botelho, o dodô do Flamengo
Dentre eles está Fernando Ferreira Botelho, também conhecido como Dodô, o primeiro goleiro profissional do time do Flamengo, na década de 1930. Nascido em três de março de 1913, ele vive no mesmo imóvel há 72 anos. Quando ele encerrou a carreira o Flamengo lhe pagou uma indenização, que quitou cerca de 65% do valor do imóvel. Nessa época, segundo Dodô, o Marajoara, tinha vista até da Avenida Niemeyer.


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Portão de ferro e vidro e lindas faixas trabalhadas em baixo relevo, com motivos que nos remetem a um grafismo de espírito indígena marajoara; corrimão em ferro
Nenhum texto alternativo automático disponível.


Nenhum texto alternativo automático disponível.



Nos fundos do Edifício Marajoara, a circulação de ar é completa por se tratar de uma construção feita em centro de terreno. Ao fundo temos o mar de Ipanema entre os prédios!

As janelas têm venezianas e sob os vãos das janelas aparecem lindas faixas trabalhadas em baixo relevo, com motivos que nos remetem a um grafismo de espírito indígena marajoara.


Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!