quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Antigo Hotel Paysandú

 Por conta da venda 
do antigo Paysandú Hotel, 
no Flamengo, vale  relembrar 
curiosidades sobre o histórico hotel.




 Paysandú Hotel, localizado na rua de mesmo nome no bairro do Flamengo na Zona Sul do Rio foi vendido e dará lugar a um edifício residencial de com apartamentos de 31 a 52 metros quadrados. 

A construtora Pimo Empreendimentos Imobiliários foi a responsável pela compra do prédio. .

Conhecido por ser um tesouro da Art Decó, incluindo seu hall que pouco se modificou desde os anos 50, com móveis da época, com tons pastéis, ali circularam políticos da época que a cidade era capital, artistas do rádio e craques do futebol.

O bom da história é que não será demolido, já que é tombado. Será um novo empreendimento, batizado de Paissandu 23, que terá um novo desenho, mais moderno, com 50 apartamentos de 31, 34 e 42m², Doubles Suítes de 46m² e Dois Quartos de 52m², no lugar de cerca dos 80 quartos antigos. Além disso, contará com uma área de Lazer no rooftop com piscina, lavanderia, vending machines e espaço co-working. Segundo a Pimo, a clássica fachada Art Déco do lugar será preservada.

O Paysandú Hotel guarda uma importância histórica também para o futebol: foi por lá que se hospedou a seleção uruguaia, campeã da Copa do Mundo de 1950, e em 18 de novembro de 1969, Pelé se concentrou, com o time do Santos, para o jogo contra o Vasco em que marcaria seu milésimo gol.

A venda do antigo hotel põe um ponto final na trajetória de impasses e destruição. O imóvel, que pertencia a vários espólios, alguns de pessoas falecidas há décadas, foi objeto de uma briga judicial entre os herdeiros. Tinha sido alugado pelos herdeiros dos vários espólios proprietários a uma empresa de hotelaria que começou uma reforma e não terminou, e deixou o prédio totalmente depredado por dentro: quartos demolidos, elevadores desativados, água caindo dentro do prédio, portaria destruída.

No livro " O Jogo Bruto das Copas do Mundo",  de Teixeira Heizer, há uma citação do hotel que bem dá sua dimensão histórica.




O Paysandú Hotel foi colocado a venda inicialmente por R$ 14 milhões, há cerca de um ano. Mas o preço despencou para R$ 8 milhões e aí foi batido o martelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!