quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Dia Nacional do Livro e a Biblioteca Nacional



Em 29 de outubro, 
comemora-se o 
DIA NACIONAL DO LIVRO. 


A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.

BIBLIOTECA NACIONAL, 210 ANOS! Av. Rio Branco, 219 - Centro, Rio de Janeiro.





A Biblioteca Nacional (BN) do Brasil A Biblioteca foi adquirida pelo Brasil em 29 de agosto de 1825, por meio de uma compra no valor de 800 contos de réis, regulamentada pela Convenção Adicional ao Tratado de Paz e Amizade, celebrado entre Brasil e Portugal.

É a maior da América Latina e considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.

A BN é o órgão responsável pela realização da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual no país. Ela possui cerca de 10 milhões de obras e continua crescendo cada vez mais. Para garantir a manutenção, a BN reúne laboratórios de conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!