sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O interessante projeto de arborização de Ipanema


O Bairro de Ipanema,  
apresenta um interessante 
projeto de arborização. 


Cada rua longitudinal, paralela à praia, foi arborizada com uma espécie de árvore, gerando um dossel específico, conformador de identidades visuais e espaciais diferenciadas.




Assim cada rua se caracterizava por uma imagem completamente diferente da outra, colaborando para o sentido de referência e orientação para as pessoas. As espécies são bastante distintas tanto no formato da copa, no tipo de tronco, nas folhas e na floração.

As ruas perpendiculares à praia, diferentemente daquelas longitudinais, foram todas arborizadas com a mesma espécie: a popular amendoeira. Essas ruas canalizam o vento do mar e as amendoeiras são extremamente resistentes à esta condição. As duas grandes praças existentes tiveram todo o seu perímetro marcado por espécies também diferenciadas, conformando características próprias. Trata-se de um projeto com um forte sentido de identidade, que infelizmente foi sendo desfigurado ao longo dos anos pelo plantio de outras espécies que reduziram o seu impacto visual.

Das sete espécies utilizadas, apenas duas são nativas: os oitis, espécie da Mata Atlântica, das mais resistentes e que por isso configuram a rua mais íntegra quanto ao aspecto da arborização (Rua Nascimento Silva); e a monguba, espécie amazônica, utilizada na Rua Visconde de Pirajá. Na época, contudo não existia a atual visão de ecologia que utiliza preferencialmente árvores nativas.

A marcação das espécies sobre o mapa original do loteamento do bairro mostra a caracterização do projeto. Cabe ressaltar que duas ruas longitudinais, abertas posteriormente e por isso não representadas no mapa da ilustração (Rua Redentor e Rua Barão de Jaguaripe), não obedeceram à concepção original do projeto de arborização, utilizando as amendoeiras apesar de serem ruas longitudinais.


Fonte: Sá & Almeida Paisagismo

Um comentário:

  1. Ruas com identidade arbórea são incríveis ! Para um projeto com esse alcance, a população precisa ter entendimento do alcance futuro de uma intervenção desse porte. Fiação aérea, um desafio a se superar. Escolhas de espécies precisam ser criteriosas .

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!