terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Um carioca que merece, e muito, ser lembrado!

O arquiteto carioca José da Silva Azevedo Neto é praticamente desconhecido da maioria da população carioca. Nasceu há cem anos, em 22 de agosto de 1908 , e trabalhou para a Fundação Parques e Jardins entre as décadas de 30 e 50.

Foi um especialista na criação de áreas de lazer para os bairros.
Dentre seus projetos urbanísticos no Rio de Janeiro temos as praças Nossa Senhora da Paz e General Osório, em Ipanema, Antero de Quental, no Leblon, Saens Peña, na Tijuca, do Lido e Cardeal Arcoverde, em Copacabana. Mas a lista é muito mais longa, com bonitas e marcantes intervenções em todas as regiões do Rio.

Infelizmente muitas reformas realizadas na cidade, ao longo dos anos, desprezaram as características dos seus projetos originais, como a Praça Saens Peña, totalmente modificada, a Praça Cardeal Arcoverde desaparecida com o surgimento da primeira estação de metrô no bairro de Copacabana, a Praça Piassava, na Fonte da Saudade, na Lagoa, que sumiu com a construção do viaduto de acesso ao Túnel Rebouças.
Mas o belo projeto do Jardim de Alah, em Ipanema, se manteve. Jardim de Alah - 1950 - reprodução

José da Silva Azevedo Neto foi destaque de uma bonita exposição em 2006, organizada pela Fundação Parques e Jardins, no Arquivo Nacional, com dezenas de fotos, esboços e projetos do arquiteto.
Um carioca que merece, e muito, ser lembrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!