quarta-feira, 29 de outubro de 2008

MAM 60 anos


Em 1948 foi assinada a ata inaugural do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, tendo como presidente Raymundo de Castro Maya, que se instalou, provisoriamente, na sede do Banco Boavista.
Seu acervo foi formado inicialmente ao longo dos anos 40 e 50 por inúmeras doações de artistas, empresários e algumas instituições oficiais, e hoje é uma das coleções de arte do século XX mais importantes no país.
Lugar historicamente privilegiado da vanguarda e do experimentalismo no país, o MAM do Rio de Janeiro viu nascer parte considerável de nossos movimentos artísticos e lançou muitos de nossos artistas mais importantes. Do Grupo Frente (1954), formado a partir da primeira turma de adultos de Ivan Serpa , ao Neoconcretismo (1959); do Ateliê de Gravura (1959) à Nova Objetividade Brasileira (1967), passando pelas exposições "Opinião 65" e "Opinião 66"; das mostras Resumo JB (1964- 1972) aos Salões de Verão (1969- 1974); dos Domingos da Criação (1971) à Área Experimental (1975- 1976), foram incontáveis os eventos e os artistas que por ele passaram, ou nele tiveram uma referência fundamental para o florescimento de suas obras.
O prédio modernista representa um marco na arquitetura brasileira, resultado das linhas retas do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx.

"Pensado para dialogar com a paisagem - a horizontalidade da composição para fazer frente ao perfil dos morros cariocas -, as fachadas envidraçadas, trazendo para o interior o paisagismo de Burle Marx, o projeto de Reidy apresenta-se racionalista e plástico a um só tempo. Não há distância entre a estrutura e a aparência final. Os vãos livres têm um fim prático: a liberdade de composição oferecida ao espaço expositivo, o convite ao jardim no plano térreo. Do cuidado com o concreto aparente à escolha dos granitos e pedras portuguesas, o projeto ganha o parque. "

Um comentário:

  1. Olá! Tava rodando pelo blogpot e caí em seu blog!

    Nossa, muito legal! Além de contar a história de uma cidade superinfluente no país, ainda pode mostrar o que é o Rio pra quem ainda não o conhece! (tipo eu assim, hehe!!)

    Parabéns!

    (Hei, visita meu site também??? É de joguinhos, deixa lá um recadinho pra mim dizendo o que você achou!!!

    www.meumundoflash.com/?ref=22

    Brigadaaaaaaaa, Nicole)

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!