quarta-feira, 1 de julho de 2009

O que é realmente gostoso!

Consumir alimentos da época traz ganhos para a saúde .
E, claro, o que é realmente gostoso está nos produtos sem agrotóxicos!

Nos dias de hoje de alimentação tão precária em termos de nutrientes e produtos tão contaminados, a Agricultura Natural é garantia de produtos de qualidade, benéficos ao corpo e muito, muito saborosos.

É bom entender mais sobre isso.

"
O método da Agricultura Natural foi idealizado por Mokiti Okada (Japão,1882-1955), como alternativa para os problemas decorrentes da prática da agricultura convencional, na década de 1930.
Ao analisar o método agrícola convencional, Mokiti Okada manifestou uma profunda preocupação com o emprego excessivo de agroquímicos no solo.

Observador dos princípios da Natureza, criou o método da Agricultura Natural para resgatar a pureza do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana.

Mokiti Okada alertou para a necessidade de uma avaliação cuidadosa sobre os "bons resultados" obtidos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, que têm caráter passageiro e acarretam graves conseqüências ao meio ambiente.

A impregnação de resíduos químicos nos alimentos, a alteração do verdadeiro sabor dos mesmos, o comprometimento da saúde do lavrador, que manipula tais produtos, e do consumidor, além da contaminação de mananciais, leitos de rios, lençóis freáticos, enfim da ampla degradação ambiental que afeta toda a cadeia alimentar.

O uso de agroquímicos foi difundido e intensificado como prática convencional a partir da Primeira Grande Guerra Mundial, época em que a escassez de alimentos impulsionou a produção agrícola em larga escala e em tempo acelerado, o que promoveu um impacto ambiental devastador.

A aplicação de agroquímicos no solo altera seu ciclo natural e causa desequilíbrio biológico em função da eliminação de microrganismos fundamentais ao desenvolvimento das plantas que, com suas características modificadas, tornam-se dependentes dos produtos químicos.

Como solução, Mokiti Okada indicou a aplicação do método agrícola sustentável, que preserva o meio ambiente, promove a saúde e oferece alimentos puros e saborosos.
O método privilegia a força do solo, cuja qualidade é fator primordial para a obtenção de boas colheitas.

Segundo esse princípio, a fertilização do solo consiste no fortalecimento de sua energia natural. Para isso, basta torná-lo puro e limpo. Quanto mais puro é o solo, maior é a sua força para o desenvolvimento das plantas.

Diferentemente dos métodos convencional e orgânico, o método da Agricultura Natural não emprega produtos químicos ou esterco animal, e sim faz uso de compostos vegetais, que conservam a pureza do solo e permitem a reciclagem dos nutrientes para o desenvolvimento das plantas.

Além dos aspectos que envolvem saúde e ecologia, o método de cultivo natural tem claras implicações econômicas e sociais.

A crise provocada pelo método convencional de produção - intensificada após o surgimento de efeitos como a doença da "Vaca Louca" e das "Superbactérias" - tem impulsionado o crescimento da demanda por produtos orgânicos mais confiáveis. Especialmente na Europa e nos Estados Unidos, que sofreram diretamente esses efeitos, a agricultura orgânica vem apresentando um crescimento expressivo. Isso exige uma maior oferta destes produtos, o que representa uma excelente oportunidade de crescimento para o setor no Brasil, país rico em recursos e condições de produção. "

( Fonte - Korin Agricultura Natural - www.korin.com.br)


Aproveite: Julho é tempo de

Abacate, Abóbora, Alface, Banana Nanica, Batata, Batata Doce, Berinjela, Brócolis, Cará, Cebola, Cebolinha, Cenoura, Chicória, Coco, Couve, Couve-Flor, Espinafre, Inhame, Jiló, Laranja Lima, Laranja Seleta, Limão, Maçã, Mandioca, Maracujá, Milho Verde, Morango, Mostarda, Moyashi, Nabo, Pimentão, Pinha, Repolho, Rúcula, Salsa, Tangerina, Tangerina Ponkan, Tangerina Murkot, Tomate e Vagem.

Também é tempo de pescados como anchovas, peixe espada e sardinha.

Boa Saúde! Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!