terça-feira, 10 de janeiro de 2012

1912...há 100 anos surgia a Mesbla

No prédio de numero 83 da rua da Assembléia , no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi instalada em 1912, uma filial da firma Mestre & Blatgé, com sede em Paris e especializada no comércio de máquinas e equipamentos.

Em 1939 passou a denominar-se Mesbla S.A, nome vindo da combinação das primeiras sílabas do nome original.



Henri Sajous ao lado maquete da Mesbla -

 reproduçãoda internet:Marie Christine Sajous Clause

O prédio da Mesbla se tornou um dos marcos visuais do Centro do Rio de Janeiro, principlamente pelo relógio. Instalado na torre do edifício em 1955, acompanhando a celebração do Congresso Eucarístico Internacional, o relógio eletrônico é o terceiro maior do mundo em tamanho. Seu mostrador, com nove metros e meio de diâmetro, é sustentado por uma torre de cem metros de altura.  O edifício Mesbla foi projeto dos arquitetos Henri Sajous e Auguste Rendu e construído pela Christiani e Nielsen Engenheiros e Construtores Ltda



detalhe da arquitetura do prédio da Mesbla
reprodução da internet:


Marie Christine Sajous Clause

Instalado na torre do edifício em 1955, acompanhando a celebração do Congresso Eucarístico Internacional, o relógio eletrônico é o terceiro maior do mundo em tamanho. Seu mostrador, com nove metros e meio de diâmetro, é sustentado por uma torre de cem metros de altura. Marcava e anunciava a hora de 15 em 15 minutos e  tocava a Ave Maria pontualmente às 18 horas. Por décadas, as pessoas que ali passavam acertavam os relógios olhando para a torre da Mesbla.

No alto do prédio havia o Restaurante Mesbla, panorâmico, e o Teatro Mesbla, local de muitos sucessos. Também no teatro,  nos anos 60, a culinarista e jornalista Maria Tereza Senise - que depois ficou conhecida como Maria Tereza Weiss  - deu aulas de culinária muito concorridas, patrocinada pelo jornal O Globo, sendo um sucesso especial as aulas para crianças. Eu participei de várias!


Restaurante Mesbla

Em 1962 houva a edição de uma moeda comemorativa dos 50 anos da Mesbla.




Um comentário:

  1. MESBLA a loja de departamento mas visitada por qualquer carioca...eu amava fazer compras por la... Saudade não tem idade.......

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!