sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Confraria do Garoto



Hoje é o dia que a irreverente e tradicional Confraria do Garoto, faz uma tradicional reverência.

 Afinal hoje não é um dia qualquer. Hoje é uma sexta-feira treze, e a primeira do ano.


Às treze horas, na Rua Treze de Maio, em frente ao número treze, lá estarão os confrades da Confraria do Garoto, com seus tradicionais chapéus coco, aventais brancos com o número 13 e as gravatas borboletas pretas, distribuindo  galhos de arruda para espantar os maus fluidos.

Confraria do Garoto, preserva a tradição, a cultura, a alegria  e irreverência carioca pelas ruas, e, o número 13 é sua tônica principal há mais de 30 anos. Criada pelo "xerife" Nelson Couto (@xerife13) , - criativo jornalista que um dia resolveu reunir 13 "confrades" que jogam no time do bom humor, homenageando e criticando quem merece -  a Confraria brinca (e como!) com governantes, personalidades, visitantes ilustres da cidade.  Já criou moda, modismos, levantou bandeiras, promoveu movimentos, sempre em prol da cidade do Rio de Janeiro e da preservação da alma carioca.

Esse ano, aliás, a Confraria comemora os 30 anos do primeiro evento gay do Brasil, por ela promovido: a Primeira Corrida Gay, que aconteceu no Parque do Flamengo, em um tempo bem anterior às paradas tão em voga dos  últimos tempos.  

Não vejo meu amigo Nelson Couto há bom tempo, mas na data de hoje, aqui nesse espaço, não poderia deixar de lembrar de seu precioso trabalho pela cidade e sua memória.

VIVAS À CONFRARIA DO GAROTO!


Um comentário:

  1. Meu pai participa dos eventos e muitos anos, (Julio Ribeiro Junior) e realmente posso atestar que a irreverencia é o ponto principal desse grupo, já que essa é uma característica marcante na figura do meu pai.

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!