Nos anos 30 a capital do Brasil não tinha nenhum aeroporto moderno.
A localização do Aterro do Calabouço, por ser próximo ao centro do Rio era a ideal. A única preocupação era a presença de uma pedra chamada Pão de Açúcar bem na reta da pista, o que obriga os aviões a fazer um desvio.
A partir de 1934 foram jogados ao mar 2.700.000 m³ de areia e pedra (vindas da explosão do Morro do Castelo, no Centro do Rio próximo ao Aeroporto) para formar o aterro onde seria construído o aeroporto Santos Dumont.
Finalmente, em 1936 a companhia Vasp inaugurou o 1º vôo unindo o Rio a São Paulo com dois Junkers para 17 passageiros. Os vôos decolavam na mesma hora das duas cidades e 2 horas depois cada um pousava no seu destino.
Porém a inauguração oficial dos vôos regulares foi em 30/10/1936 quando o aeroporto do Calabouço foi batizado de Santos Dumont.
A área ainda sem o aterro e o aeroporto
O aeroporto em construção
O aeroporto e suas pistas
O terminal de passageiros moderinizado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seja bem-vindo!