sábado, 24 de março de 2012

O Aeroporto Santos Dumont em cinco tempos


Nos anos 30 a capital do Brasil não tinha nenhum aeroporto moderno. 


A localização do Aterro do Calabouço, por ser próximo ao centro do Rio era a ideal. A única preocupação era a presença de uma pedra chamada Pão de Açúcar bem na reta da pista, o que obriga os aviões a fazer um desvio. 

A partir de 1934 foram jogados ao mar 2.700.000 m³ de areia e pedra (vindas da explosão do Morro do Castelo, no Centro do Rio próximo ao Aeroporto) para formar o aterro onde seria construído o aeroporto Santos Dumont. 



Finalmente, em 1936 a companhia Vasp inaugurou o 1º vôo unindo o Rio a São Paulo com dois Junkers para 17 passageiros. Os vôos decolavam na mesma hora das duas cidades e 2 horas depois cada um pousava no seu destino.


 Porém a inauguração oficial dos vôos regulares foi em 30/10/1936 quando o aeroporto do Calabouço foi batizado de Santos Dumont.




A área ainda sem o aterro e o aeroporto

O aeroporto em construção




O aeroporto e suas pistas

O terminal de passageiros moderinizado

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