sexta-feira, 16 de março de 2012

Antigas residências cariocas



Antiga residência da Rua Paul Redfern, 36,  em Ipanema



Pertenceu ao arquiteto Alexander Altberg, que viveu nesta casa com os pais e com sua primeira esposa por vários anos.

Os únicos testemunhos disponíveis desta obra são uma foto da fachada, publicada na Revista base N° 2, e uma foto do terraço-jardim.
Revista base, Capa do n° 2. Rio de Janeiro, set. 1933. Editor: Alexander Altberg
O tratamento volumétrico da fachada evocava a linguagem contrutiva do De Stijl, enquanto o tratamento das superfícies claramente ecoava a policromia dos projetos habitacionais de Bruno Taut em Berlim. Alexandre reporta que as “faixas“ não foram determinadas pelo uso da cor, mas sim de materiais (argamassa cinza com mica e com pigmento vermelho)."
Tendo vivenciado o efervescente contexto berlinense, no qual a Arquitetura Moderna já havia se consolidado, Alexander Altberg  - ex-estudante da Bauhaus, onde permaneceu até o início de 1926, e co-organizador do importante 1° Salão de Arquitetura Tropical em abril de 1933 no Rio de Janeiro - começou suas atividades no Brasil num momento em que esta contava com mais oponentes que simpatizantes. 

O processo de verticalização do Rio de Janeiro já tinha se iniciado no início dos anos 30, mas as condições técnicas ainda eram precárias para permitir a realização de edifícios modernos com standards semelhantes aos europeus ou norte-americanos. 
CURIOSIDADE 1: 
Essa casa e outras duas também por ele, ali construídas, foram recusadas pelo “Censor de Fachadas“ da Prefeitura, um certo Engenheiro Vasconcellos, que gabava-se de sua “veia literária“ e escrevia crônicas para o jornal “A Noite“. Dialogando em francês, Alexandre Altberg foi conquistando sua simpatia em longas conversas sobre literatura européia, e assim obteve os almejados “carimbos“ de licença
 CURIOSIDADE 2: 
As casas, projetadas por Altberg, na atualidade.A da direita é a mostrada acima. Totalmente modificada.

 
( fonte: Vitruvius e pesquisa de fotos na internet)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!