sábado, 17 de março de 2012

Anamaria, a Mulher de Branco de Ipanema



Sua história é meio fantástica: ex-mulher do compositor Marcos Vale, ela participou do circuito artístico-intelectual da bossa nova carioca, morou na Califórnia, em Nova York, cantou e encantou Sérgio Mendes. Depois de desilusões amorosas e “bad trips”, pôs-se a andar pelo bairro com seus monólogos e roupas extravagantes.

Pouca gente se lembra, mas depois de ter cantado com o Sergio Mendes,  sua voz também está na gravação da música Proton, Eletron e Neutron, de Marcos e Paulos Sérgio Vale, no LP de Viola Enluarada, de 1968. Clique para ouvir a música .

Antes de ser a “mulher de branco” de Ipanema, Anamaria de Carvalho era a “mulher de rosa” ou a “pantera cor de rosa”. Isso mais ou menos no tempo do Pier e das Dunas, em 71 ou 72. A essa época Ana já era doidinha: ficava andando pela beira d’água do Arpoador ao Pier, indo e voltando sem parar. Dizia-se, provavelmente com razão, que a piração tinha sido por causa de excesso de ácido - no tempo, o LSD era comido com farinha.

Seus looks são um caso a parte. Após anos usando somente branco e fazer jus ao nome, hoje Anamaria nos presenteia looks coloridos, variando entre o azul (predominante), amarelo e às vezes rosa. Sempre acompanhada por um carrinho de feira, cheio de tecidos e flores, ela encanta o bairro e faz da Rua Vinícius de Moraes seu habitat natural.


Os motivos que a deixaram acabada e vagueando pelas ruas, ninguém sabe. É um conjunto de fatores. Ela vive em dois mundos. Quando não está mais a fim ela começa a falar no celular imaginário dela. Ela não mora na rua, como pensam muitos. Mora num apartamento em Ipanema. Por que ela vive assim? É opção, é modo de vida. O que ela quer é "ficar perto do mar”. 


5 comentários:

  1. Nossa! É triste e poético!
    As fantasias da época devem brincar na mente e no coração dela...
    Que pena! Ela poderia continuar perto do mar e cantando com seu tecidos e flores!

    ResponderExcluir
  2. É incrível, uma história de um artista do passado. Possivel que nenhum das celebridades que participaram na sua vida se lembrar mais sobre ela?

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Já sabia da história de Anamaria, e como frequentadora da orla de Ipa quando estou no Rio, constantemente a vejo...
    Ela nos remete ao tempo...

    ResponderExcluir
  4. Anamaria: incrivel, fora de serie. Como entender?

    ResponderExcluir
  5. Como ela estará hoje em dia? Qd ia à Ipanema, na praia ou não, ela sempre estava por lá. Faz uns dez anos q não ando no bairro. Lembro de te-la visto de branco, amarelo, azul e rosa.

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!