quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Centenário de Alceu Penna

Alceu Penna foi um gênio, seu trabalho se estende por décadas e até hoje, mobiliza uma variedade de admiradores e artistas do ramo da moda, design gráfico e demais áreas.

Nesse ano de 2015 comemora-se seu centenário. Alceu Penna nasceu em janeiro de 1915.
O RIO QUE MORA NO MAR já fez um post nos seus 95 anos, em 2010. Mas queremos novamente comemorar o traço criativo que habitou as terras cariocas e as descreveu tão bem, através de suas garotas.

"As garotas do Alceu", do extinto "O Cruzeiro", representou o universo do Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1960.

Como estamos aqui no blog passeando pelo universo dos 400 anos do Rio de Janeiro, uma participação da criação de  Alceu Penna para o evento:
Em 1965, fez o figurino para o show-desfile musical "Rio 400 anos", promoção da Cia Brasileira Rhodiaceta, revistas Manchete, Jóia e Fatos e Fotos, direção e produção Ronaldo Boscoli e Mielli, que teve a execução dos figurinos de José Nunes.
Também Alceu muito desenhou e criou para o Carnaval  carioca, trajes e fantasias das mais simples às mais sofisticadas.
 

Nos anos 60, eu e amigas formamos um grupo de sarongues
copiados de um desenho do Alceu, no O CRUZEIRO.
Entrávamos no clube, para o baile, nos sentindo as próprias... garotas do Alceu.


* Se você tem um texto inspirado e que tenha uma rua, um bairro, gente carioca como cenário, manda pra cá, rioquemoranomar1@gmail.com .
Aí ele aparece por aqui na seção Crônicas Cariocas de Todos os Tempos e vamos contando a história desse RIO... que mora no mar ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!