O imóvel, onde já funcionou a sede da antiga Inspeção Geral de Obras Públicas da Capital, entre outros órgãos públicos da União, será o primeiro espaço dedicado a falar, exclusivamente, sobre a água no Brasil.
Água será a grande estrela do espaço. Será possível acompanhar seu ciclo, seus estados e seus usos no Brasil e no mundo, através do tempo. Elementos cenográficos vão representar a história de como a água chega a nossas casas, como ela está distribuída em nosso planeta e quais são os problemas enfrentados pelo homem para que consiga preservar este bem.
O prédio, construído no final do século 19, na Rua Mata Cavalo, hoje Riachuelo, foi adquirido em 1901 pelo Governo da República, por meio do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas para servir de sede à Inspeção Geral de Obras Públicas da Capital Federal. Anos depois, em 1930, o órgão e o imóvel passaram a pertencer ao Ministério da Educação e Saúde Pública.
Mais tarde, plantas de 1966 a 1968 mostram que o edifício foi cadastrado como Companhia Estadual de águas da Guanabara (Cedag), atual Cedae.
Já em 1992, o prédio passou a integrar o Corredor Cultural da Lapa, com o decreto municipal que determinou o tombamento ou preservação das edificações da região da Cruz Vermelha e adjacências.
Três anos depois, o Arquivo Público do Estado foi transferido do prédio do Tribunal de Contas (TCE) para a Rua do Riachuelo. Porém, devido à falta de manutenção no local, o acervo foi retirado. Finalmente, em 2011, começou a restauração.
No site do centro cultural, o público poderá ter informações sobre visitas guiadas e programas educativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seja bem-vindo!