quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

'Casa das Águas', no Rio

Em comemoração aos 450 anos do Rio, um edifício centenário na região da Cruz Vermelha, no Centro do Rio, está sendo restaurado para abrigar o futuro Centro Cultural Casa das Águas.

Detalhe da fechada da Casa das Águas após restauração (Foto: Káthia Mello / G1)

O imóvel, onde já funcionou a sede da antiga Inspeção Geral de Obras Públicas da Capital, entre outros órgãos públicos da União, será o primeiro espaço dedicado a falar, exclusivamente, sobre a água no Brasil.

Água será a grande estrela do espaço. Será possível acompanhar seu ciclo, seus estados e seus usos no Brasil e no mundo, através do tempo. Elementos cenográficos vão representar a história de como a água chega a nossas casas, como ela está distribuída em nosso planeta e quais são os problemas enfrentados pelo homem para que consiga preservar este bem.

O prédio, construído no final do século 19, na Rua Mata Cavalo, hoje Riachuelo, foi adquirido em 1901 pelo Governo da República, por meio do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas para servir de sede à Inspeção Geral de Obras Públicas da Capital Federal. Anos depois, em 1930, o órgão e o imóvel passaram a pertencer ao Ministério da Educação e Saúde Pública.

Mais tarde, plantas de 1966 a 1968 mostram que o edifício foi cadastrado como Companhia Estadual de águas da Guanabara (Cedag), atual Cedae.

Já em 1992, o prédio passou a integrar o Corredor Cultural da Lapa, com o decreto municipal que determinou o tombamento ou preservação das edificações da região da Cruz Vermelha e adjacências.

Três anos depois, o Arquivo Público do Estado foi transferido do prédio do Tribunal de Contas (TCE) para a Rua do Riachuelo. Porém, devido à falta de manutenção no local, o acervo foi retirado. Finalmente, em 2011, começou a restauração.

No site do centro cultural, o público poderá ter informações sobre visitas guiadas e programas educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!