segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Forte de Copacabana...95 anos

Desde 1763, com a transferência da capital do Brasil, para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, as fortificações de artilharia se tornaram necessárias para a defesa da Baía de Guanabara.

Uma delas, o Forte de Copacabana, começou sua história em 1908. Nesse ano foi iniciada sua instalação no promontório que separa as praias de Ipanema e Copacabana, na Ponta da Igrejinha, com uma área de cerca de 114.000 m2.

A execução da obra prolongou-se por 6 anos e 9 meses e teve mais de 2 mil operários civis. A forma do forte, em casamata, foi um desafio à engenharia militar, pelas condições do terreno, do mar, e agravada pelo tamanho e peso do armamento. O projeto incluía muralhas externas voltadas para o mar com 12 metros de espessura, onde os militares podiam enfrentar o inimigo durante semanas, isolados do exterior.

O armamento do forte foi fabricado pela Krupp, na Alemanha e trazido pela Marinha Brasileira. Guindastes elétricos de 80 toneladas foram necessários para desembarcar os canhões. Estes foram instalados em quatro cúpulas - encoraçadas e giratórias - construídas. Uma cúpula com dois canhões de 305 mm, com alcance máximo de 23 Km; outra, com dois canhões 190 mm, com máximo de 18 Km; e mais duas, com canhão de 75 mm cada, com alcance máximo de 7 Km.



O Canhão 305 mm em dois momentos: durante um tiro real( acima)
e nos dias atuais(abaixo)

Fotos e fonte:Forte de Copacabana


A energia elétrica necessária à iluminação, aos movimentos das armas e ao sistema de ventilação era fornecida por uma usina composta por dois grupos eletrogêneos construídos pela AEG, também alemã.

A 6ª Bateria Independente de Artilharia de Posição, vinda de Laguna, Santa Catarina foi quem ocupou o novo forte, à época, a mais moderna praça de guerra da América Latina. 

O Forte de Copacabana foi inaugurado em 28 de setembro de 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca. 

Há 95 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!