domingo, 27 de setembro de 2009

Recordações de Domingo

A Editora Vecchi foi fundada em 1913 e desde a década de 20 especializou-se em romances para mulheres.
Ela ficava à Rua do Resende, nº 144, no Centro do Rio de Janeiro.


Depois vieram, na década de 1940, os romances em quadrinhos precursores das fotonovelas, com o lançamento da revista Grande Hotel, em 1947. Na revista além de fotonovelas,eram publicados romances em fascículos.

Li muito. Quem também lembra?


capa da revista - reprodução
Foto da amiga do RIO QUE MORA NO MAR, Megaa Eugênia


*****

Essa foi contada pelo amigo do RIO QUE MORA NO MAR, Mauricio Leon.

"Nos anos 50 havia na rua Visconde Silva, em Botafogo, um museu particular, pertencente ao senhor Simões da Silva, um personagem que era uma lenda no bairro.

Vestia sempre terno escuro com polainas brancas, usava bengala e tinha os bigodes virados para cima.
A sua predileção pelas "domésticas" do bairro, diz a lenda, lhe deu tantos filhos bastardos, que para reuni-los era necessário tocar uma corneta do alto do Corcovado.

Após sua morte, seus filhos legítimos fizeram um grande leilão do acervo do seu museu , onde havia peças inusitadas - uma coleção de cabeças de índio reduzidas - e outras de grande valor, como uma escultura de Aleijadinho, que foi disputadíssima, na ocasião, entre a senhora Elizinha Moreira Salles e o Diretor do Patrimônio Histórico."


Mais uma história curiosa do nosso Rio.

Um comentário:

  1. Muita boa a informação, eu sempre cantei a música do Kid Abelha/Paula Toller "Grand Hotel", e não sabia o significado, agora sei! Obrigada.

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!