quinta-feira, 30 de abril de 2009

NÃO!


Cariocas ou os que amam essa cidade, é necessário mostrarmos nossa indignação.

Esse 1º de maio, dia do Trabalho, foi escolhido pelas autoridades municipais, estaduais e federais para ser a data da visita dos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) à maltratada cidade do Rio de Janeiro.

Aí as perguntas começam. Por que não um dia útil, qualquer um? Não é para ver o funcionamento da cidade? Ou não é para ver o real fluxo, o real movimento, a cidade como ela é?

Pois é... Com o mesmo discurso dos anos anteriores ao Pan de 2007, as autoridades vêm dizendo que as Olimpíadas de 2016 serão importantíssimas para o Rio, pelo legado que deixará para a cidade.

Eu acreditei naquela época e tenho certeza que você também. E o Rio de Janeiro foi se enchendo de obras que nada tinham a ver com a necessidade da população, verbas desviadas para isso e transporte, saneamento básico, saúde, limpeza urbana, escolas, educação, deixados de lado em um abandono ímpar.

O legado deixado pelo Pan para a população carioca não foi a melhoria do atendimento hospitalar, da qualidade das escolas ou da infra-estrutura de transportes coletivos. Foram equipamentos construídos em obras hiper-faturadas, construções sub ou inutilizadas. Alguém já passou recentemente pelos prédios onde foi a vila olímpica? E pelo complexo de piscinas a que deram o nome de Maria Lenk? Coitada não merecia uma homenagem tão pífia.

O Pan foi um mar de muitas e deslavadas mentiras. Lembram da linha 4 do metrô até a Barra? Continua no papel. E tantas outras promessas.

Agora começa toda a mímica de novo, com hospedagem vip no Copacabana Palace para a comitiva e mais a encenação de um novo engodo.
Queremos e precisamos de verbas para resolver problemas básicos e antigos da cidade, que ficam por aí e em segundo plano.

O Rio de Janeiro continua hospitaleiro, bonito e agradável, pois o astral e a força desse povo guerreiro trabalha pra isso, mas temos a certeza que merecemos mais. Aliás, MUITO MAIS!

A cidade quer um BASTA.

Por isso desta vez, cariocas, vamos dizer NÃO. Forte, em coro, com todas as letras e sem cor.

Nada de verde e amarelo. Essas cores merecem respeito.

A cidade do Rio de Janeiro merece respeito!


Olimpíadas
no Rio de Janeiro
em 2016,

NÃO!

4 comentários:

  1. Cara Elizabeth,
    tens meu total apoio. Hoje estou de camisa preta (assim como o blog está vestido à caráter há mais de uma semana) contra os larápios desta cidade. Eles não podem continuar a enriquecer às nossas custas. Antes de se pensar em ser see de um evento grandioso como esse e tantos outros, esta cidade (e o país) precisam ter educação, saúde e transporte públicos decentes e para todos. Que os bons legados (palavra que eles aprenderam antes do Pan e não param de usar) venham antes dos eventos.
    Saudações,
    Eduardo Lamas.

    ResponderExcluir
  2. Também sou contra as Olpmpíadas no Rio, assim como era contra o Pan. Aqui precisa de investimentos mais sérios e não construção de parques olímpicos que somente os mais endinheirados podem assistir.
    Acho que a população deve mostrar sua indignação sim.

    ResponderExcluir
  3. Olim piadas e Panlhaçada. Só.

    ResponderExcluir
  4. Eu moro em frante a um desses "aparelhos" do Pan. O unico que ainda conseguiu ser "salvo": O Estadio Olimpico (bem verdade que o Botafogo nunca encheu isso aqui...) e posso afirmar que toda a esperança do Pan foi por agua abaixo! Nenhuma melhoria foi feita: as ruas continuam estreitas não dando vazão ao fluxo de pessoas que chegam ao estadio, segurança precaria, zero de investimento em estrutura basica, etc.,etc.,etc...

    Por isso eu também digo NÃO às Olimpadas!!

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!