quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Polêmica à vista

A Prefeitura licitará parque ao longo da Avenida Rio Branco, onde não haverá mais carros.

O projeto de um grande parque urbano está sendo elaborado para ocupar o espaço de uma das principais avenidas da cidade: a centenária Rio Branco.

O projeto prevê que a avenida e parte de suas transversais, no trecho entre a Candelária e a Cinelândia, sejam transformadas num imenso calçadão de pedestres, com chafarizes, quiosques, arborização e mobiliário urbano especial.


O amigo do RIO QUE MORA NO MAR, Aristóteles Correa, direto de Miami diz que " a ideia de copiar o modelo de Times Square é excelente. Naquele trecho, em certas horas, todo o trânsito de veículos é vedado. Aparecem, então, músicos, dançarinos, sapateadores etc. As pessoas ficam sentadas em cadeiras ou em uma pequena arquibancada. Espero que esse interessante projeto não fique só no papel.

Na internet, no entanto, o projetó está gerando muita polêmica e discórdia.

Será que será bom?

O que você acha?

5 comentários:

  1. Parece interessante, mas e pra onde será direcionado o trânsito que corre ali?
    Se for pra fazer o Centro virar uma bagunça, não vale.
    Brasileiro tem mania de copiar americano e europeu se verificar se os projetos são viáveis...muito cuidado com isso,pessoal!

    ResponderExcluir
  2. Sou contra, em partes. Só seria a favor se o projeto abrangesse o trecho inicial da Avenida, na Praça Mauá, complementando o projeto de mergulhão que existe pra região. A cidade dispõe de áreas disponíveis pra realização de tal projeto e que necessitam de revitalização, não tem por que fechar a principal via de tráfego do Centro pra isso. O trânsito já é o caos na Rio Branco e nas ruas próximas, e certamente piorará com isso. Por onde passarão os veículos sem a Rio Branco? Pela Av. Passos? Vão reabrir a Uruguaiana ao trânsito e inverter a mão? Gostaria de ver mais detalhes do projeto. Isso sem contar, é claro, com a imensidão de dinheiro que será gasta com o projeto, que está longe de ser prioritário, como bem disse a Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha falado sobre isso aqui AINDA, mas comentei no Twitter,sim.
    Seria necessário mesmo fazer essa obra, tendo em vista que nossos hospitais não atendem com eficinência e temos poucos médicos atendendo em certas especialidades.
    Cabe bom senso aplicado a esse projeto no que concerne à prioridade.
    Me parece também um projeto eleitoreiro ou ainda, voltado para agradar gringo que vem visitar o Rio em eventoss esportivos.
    Alou, governantes!Chega de obras pra ingls ver e vamos focar nos transportes, saude, educação e segurança!Isso sim vale investimento e não transformar a Rio Branco em passarela.Pra isso, já temos o sambódromo.
    Já disse, vou passar a andar de narizinho vermelho por ai, porque esses caras pensam que somos palhaços.

    ResponderExcluir
  4. Enfim, polêmica instaurada meesmo,Elizabeth! :)

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!