terça-feira, 27 de março de 2012

Dia do Circo. Viva Carequinha!

Dia 27 de março é o Dia do Circo.




E aqui lembramos Carequinha.


Ele povoou a infância de tantos cariocas que o curtiam, no seu circo pioneiro, na telinha.


O "Circo Bombril", posteriormente rebatizado "Circo do Carequinha", foi um marco.

Carequinha foi o primeiro palhaço a ter um programa, que comandou por 16 anos na TV TUPI , nos anos de 1950 e 1960, até 1964.

E a partir da TV, Carequinha construiu uma carreira de sucesso
com as crianças e mudou a face do circo, com a adaptação da arte para a televisão.

Formou uma trupe divertida com Fred, Zumbi e Meio-Quilo.







O concurso de cambalhotas, no programa,  era um sucesso! Filas se formavam no programa, pra cada criança fazer sua tentativa, sempre segurando o chapéu.



Na foto,  à esquerda em pé Carequinha;
à direita de meia preta, Fred;
 agachado á esquerda, Zumbi, e a seu lado, Meio-Quilo.

As músicas interpretadas por Carequinha, Fanzóca do Rádio ( brincadeira com as fãs de Emilinha Borba ) e A Burrinha foram as mais tocadas nos carnavais de 1958 e 1960, respectivamente. Além das marchinhas carnavalescas, Ele gravou várias músicas infantis, muitas acompanhado pelo flautista Altamiro Carrilho e sua bandinha.
O flautista francês, Pierre Rampal, que nos anos 70 era considerado quase unanimemente o mais técnico flautista do mundo, revelou para o grande violinista Raphael Rabello quando soube que Altamiro era brasileiro , “ É o maior sopro entre todos os flautistas que conheci “.
Em 1962, com Carrilho, Carequinha gravou O Bom Menino ( “O Bom Menino não Faz Pipi Na Cama/ O Bom Menino não Faz Mal-criação/ O Bom Menino Vai Sempre a Escola....” ) que vendeu 2 milhões e 500 mil cópias. Ele foi o primeira a gravar a música de roda “ Atirei o Pau no Gato “ , além de outras velhas cantigas infantis. 
A partir de 1956, Carequinha participou do ciclo mais popular do cinema brasileiro a Chanchada. O diretor J. B. Tanko o escolheu por sua grande habilidade em saltos e cambalhotas sem precisar recorrer ao uso de dublês, para inaugurar o primeiro longa - metragem dos Estúdios Herbert Richers. O filme era Sai de Baixo. A produção também contava com o companheiro Fred, outro palhaço, famoso parceiro de Carequinha, além de Adelaide Chiozzo, Renato Restier e Costinha.


Carequinha ainda participou de

1956-Com Jeito Vai
1957-Água na Boca
1957-Metido a Bacana
1957-Mais É de Chuá !
1958-Sherlock de Araque
1959-O Palhaço o que é ?

Em 1976, o cineasta Roberto Machado Junior fez um documentário sobre Carequinha, que teve o próprio palhaço como autor do roteiro.

O curto vídeo, abaixo, mostra Carequinha, Zumbi e Meio-Quilo cantando uma marchinha, nos tempos da TvTupi.





Um comentário:

  1. Qual era a música estrangeira que era tocada como fundo musical nas cambalhotas ???

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!