sábado, 8 de dezembro de 2012

Antigos bistrôs do Rio

A cidade do Rio de Janeiro é um lugar onde a boa gastronomia sempre bateu ponto nos cantinhos charmosos e por vezes até escondidos dos bairros.



Esses lugares se renovam, muitos desaparecem, outros se lançam com suas novidades atraentes.

O Rio de Janeiro já acolheu as petisqueiras, que eram restaurantes com comidas tipo comidinha de pensão, onde iguarias eram preparadas com simplicidade e muita... sustância. Cabritos, carneiros, assados, ensopados em porções fartas que se podia dividir. Muitos desses pratos ouvi falar pelo meu avô, fã de carteirinha das petisqueiras do Centro da cidade.

Quando a novidade da comida italiana começou a se destacar na cidade, dois lugares,  deixaram saudades no meu paladar: o restaurante La Bella Itália, no Largo do Machado e a Spaguettilandia.

Resultado de imagem para spaghettilandia cinelandia rio de janeiro

Lá pelos anos 60 ia com meus pais à La Bella Itáliaalmoçar aos domingos. Eles tinham um receptivo simpático, que para todas as crianças eles ofereciam uma bola de gás e a amarravam nas costas da cadeira. O salão ficava alegre e colorido pelas bolas. Foi lá que comi pela primeira vez um frango a parmegiana. Ah...aquele queijo derretido e o molho...quanta delícia! A Spaguettilandia e suas massas servidas em frigideiras, que vinham do forno direto pra mesa. Um molho a bolognesa dos deuses e o parmezon ralado na hora.

Outro cantinho delicioso que conheci:  o Bar Monteiro.

Resultado de imagem para bar monteiro rua da quitanda  rio de janeiro

Quando trabalhava nos anos 80 na Travessa do Ouvidor, ali ia por vezes no almoço.Mas estou falando do antigo estabelecimento, o fundado em 1912, antes da reforma e reinauguração de 2008, ali na rua da Quitanda. Lá costumava me deliciar com os sanduíches diferenciados, a salada de batata, o pernil fatiado.



São alguns do sabores cariocas  que após tantos  parmegianas, bolognesas  e refeições ,continuam  deliciosos e presentes na minha memória.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!