terça-feira, 30 de setembro de 2008

resposta do Onde é , onde é...4

A maioria dos e-mails que recebi, acertou em cheio: é o Boulevard 28 de Setembro !
A foto postada é de 1873.


O Boulevard 28 de Setembro é um tradicional logradouro e principal eixo do bairro de Vila Isabel, na zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

A história de Vila Isabel começa com a antiga fazenda dos Macacos - 1565 - ano da fundação da cidade do Rio de Janeiro. Nessa época, devido à valorização do comércio de açúcar aliado à liberação da entrada de escravos no Brasil, os jesuítas que ocupavam a região começaram a fundar engenhos para a extração de açúcar de canaviais, como a Fazenda dos Macacos.
No entanto, com a confiscação dos bens da Companhia de Jesus, por parte da Coroa Portuguesa, essa ficou abandonada até 1822 onde, devido à proclamação de Independência do Brasil a fazenda passa a pertencer ao Império Brasileiro e, por ser um adorador da natureza, D. Pedro I passa a visitá-la regularmente.

Após a morte de sua esposa Dona Leopoldina em 1826, D. Pedro I casa-se novamente em 1829 e dá a fazenda para sua nova esposa, Amélia de Beauharnais, duquesa de Leuchtenberg. Mas anos mais tarde, com sua partida em 1831, a fazenda fica novamente abandonada.

Somente em 1870 com a retificação do Rio Joana é que o interesse retorna à região. Nessa época é feito um levantamento cartográfico, que indica a Rua do Macaco - atual 28 de Setembro - como via principal de acesso à fazenda.

No ano seguinte, João Batista Viana Drummond, empresário progressista, ao perceber que estava diante de uma área com potencial de desenvolvimento comercial, solicita à Corte a instalação de uma linha carril ligando a Fazenda dos Macacos ao centro da cidade, e mais tarde, a compra da Fazenda, para nela dar início ao que viria a se tornar o primeiro bairro planejado da cidade do Rio de Janeiro: Vila Isabel.

Em novembro de 1873, a Companhia Arquitetônica, já fundada no Rio de Janeiro, obteve os direitos de propriedade transferidos por Drummond, a fim de possibilitar a urbanização da área, decidindo que o novo bairro ostentaria uma aparência moderna como a de Paris.

cartão postal do início do século XX

E assim surgiu o Boulevard 28 de Setembro - com o nome "Boulevard" , claro, por apresentar o estilo francês: uma larga avenida, arborizada no centro por todo seu trajeto - , no lugar da antiga rua dos Macacos,indo da rua São Francisco Xavier e acabando na antiga Praça 7 de março, em homenagem à data de instalação do gabinete do Visconde do Rio, em 7 de março de 1871. A Praça 7 de março é a atual Praça Barão de Drummond.

No início do século XX, as suas árvores estavam sempre floridas no canteiro central, e era ladeado por chácaras com cercas-vivas. Em 1909 recebeu iluminação e bondes elétricos.

Muito do estilo francês de sua arquitetura é mantido, mas há, infelizmente, um total abandono do que faz referência às vilas operárias da época de D. Pedro I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!