"O sobrado da Rua do Teatro e suas varandas com vista para o Real Gabinete Português de Leitura têm muita história para contar. Funcionou na casa, entre as décadas de 30 e 60, o famoso Dancing Eldorado, frequentado por artistas como Ciro Monteiro, Raul de Barros, Mario Lago e Elizeth Cardoso, ainda dançarina, antes de se transferir para o Dancing Avenida.
E como o significado de Eldorado é terra de sonho e alegria, o Centro Cultural Carioca segue sua vocação, resgatando a vida cultural da área onde nasceram os famosos musicais do Teatro de Revista assinados por Walter Pinto e Carlos Machado.
Mas a história do prédio de arquitetura eclética do início do século XX não pára por aí. Foi no salão do Eldorado que o cantor Orlando Silva , então no auge de sua carreira, ouviu Carinhoso pela primeira vez, interpretada pelo próprio autor, Pixinguinha. Enlouquecido pela música, Orlando convidou João de Barros, o Braguinha, para fazer a letra. A gravação aconteceu em 1937 e assim nasceu um dos clássicos da musica brasileira."
( reprodução - site Lá na Lapa)
Em tempo: Hoje está sendo enviado, por e-mail, o informe cultural RIO QUE MORA NO MAR, edição de novembro. Quem ainda não recebe, pode se cadastrar pelo e-mail rioquemoranomar@oi.com.br para passar a receber mensalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seja bem-vindo!