quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Mosquitos da dengue...

"... brigadas de mata-mosquitos - agentes sanitários munidos de larvicida e instrumentos apropriados para a eliminação dos focos - passaram a percorrer a cidade, lavando caixas d'água, desinfetando ralos e bueiros, limpando telhados e calhas e eliminando depósitos de larvas do inseto. Folhetos com instruções neste sentido distribuídos à imprensa, à população em geral e aos médicos."

Notícias de hoje? Não. Notícias de cem anos atrás.

Mas no início do século XX, o mosquito transmissor da dengue chegou até mesmo a ser erradicado, graças à atuação do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, fundamental no combate à febre amarela, no século XIX, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Esse foi um dos assuntos prediletos das revistas e semanários da época, sempre com caricaturas de Oswaldo Cruz e das ações implementadas.




Oswaldo Cruz em carta - em 8 de março de 1907 - ao então presidente brasileiro Affonso Penna, diz que "graças à firmeza e vontade do governo, a febre amarela já não mais devasta sob a forma epidêmica a capital da República".

Torcemos que uma nova carta, com esse mesmo teor, nos dias atuais, possa acalmar nossas apreensões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seja bem-vindo!