A Light - à época The Rio de Janeiro Tramways, Light and Power Co - inaugurou a Viação Excelsior na década de 20. Como a Companhia de Carris do Jardim Botânico detinha o monopólio das linhas de bondes para a zona sul, a Light decidiu conquistar parte desse mercado através dos auto-ônibus, cujos trajetos se sobrepunham às linhas de bondes.
A Excelsior iniciou suas atividades em 23 de novembro de 1927.
Um de seus ônibus mais famosos foi o ônibus Imperial, ou melhor, chopp duplo, como foi apelidado pelos cariocas. Eram veículos com dois andares, com capacidade para 28 passageiros embaixo e 34 passageiros no andar de cima, todos sentados. Ele circulou no Rio de Janeiro nas linhas Praça Mauá / Copacabana e Clube Naval / Leme até 1948.
Um de seus ônibus mais famosos foi o ônibus Imperial, ou melhor, chopp duplo, como foi apelidado pelos cariocas. Eram veículos com dois andares, com capacidade para 28 passageiros embaixo e 34 passageiros no andar de cima, todos sentados. Ele circulou no Rio de Janeiro nas linhas Praça Mauá / Copacabana e Clube Naval / Leme até 1948.
A foto mostra um "chopp duplo" cruzando o Largo da Lapa. À esquerda a Igreja de N. S. do Carmo da Lapa do Desterro- que deu origem ao nome do local - e à direita vê-se parte do Grande Hotel, construído em 1896. No local funcionou, a partir de 1941, o Cinema Colonial e, desde 1964, lá está a Sala Cecília Meireles.
Foto - reprodução/Adega flor de coimbra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seja bem-vindo!