sábado, 15 de novembro de 2008

Almirante

foto : reprodução site Collectors
Pouco se falou do seu centenário de nascimento, em 19 de fevereiro.
Como o blog ainda não existia nessa época, fazemos, hoje, nossa homenagem.

Almirante - Henrique Foréis Domingues - carioca do Engenho Novo , ganhou esse apelido por ter servido na Marinha. Na música inicialmente foi cantor e pandeirista em um grupo chamado Flor do Tempo, que mais tarde, com a entrada de Noel Rosa, passaria a se chamar Bando dos Tangarás, que lançou o primeiro disco em 1929. Neste estava o samba de sua autoria Na Pavuna, em parceiria com Homero Dornellas, que foi a música preferida do público, no Carnaval de 30 . Este samba foi o pioneiro no uso de percussão, em estúdio de gravação, derrubando um tabu, existente na época, de que o som de surdos e tamborins "sujava" as gravações.
O Bando dos Tangarás se desfez, mas Almirante continuou como cantor, notabilizando-se com sambas e músicas de carnaval, como O Orvalho Vem Caindo, Yes, Nós Temos Bananas e Touradas em Madri.
Seu programa de rádio Curiosidades Musicais, em 1938, foi o primeiro no Brasil a usar técnica de montagem. A partir da década de 40 Almirante abandonou a carreira de cantor e passou a se dedicar exclusivamente à atividade de radialista. Em 18 anos, comandou 20 programas de rádio e se interessou pela preservação da história da música popular brasileira, tornando-se um dos primeiros e mais importantes pesquisadores nessa área. Em 1965 doou seu acervo para o Museu da Imagem e do Som ,do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Não sei o seu nome pessoal, mas gostei muito do blog. Eu amo o Rio de Janeiro, mas ao contrário de você, atualmente sou o maior dos sofredores no futebol: Vascão da Gama. Está tão ruim que nem os flamenguistas sentem gosto em fazer gozações.
    Sobre o Almirante, tive a oportunidade de ouvi-lo ainda na Rádio Nacional. Se não me engano tinha um programa nos domingos à noite, isto no final dos anos 50. Estou certo?
    Um abraço. Feliz final de semana.

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!