Essa linguagem de estabelecer uma marca, começa lá atrás com Aloísio Magalhães, na década de 70 e na gestão de Marcos Tamoio, na Prefeitura, quando o designer criou a primeira Identidade Visual de uma cidade, onde ela foi tratada como empresa ou instituição.
Ele criou a MARCA RIO e regras de aplicação que ganharam um livro, como manual de uso.
A obediência e aplicação corretas fizeram, durante anos, todos os dispositivos da Prefeitura funcionarem em total harmonia gráfica e objetividade.
Marca RIO, criada por Aloísio Magalhãs e suas aplicações
livro-manual da Identidade Visual
Além dos tons de azul, a Identidade Visual dava como opção o tom laranja, como combinação e destaque para aplicações como sinalização ou componente em outras marcas de empresas da Prefeitura, como a RIOTUR, a COMLURB, o RIOZOO.livro-manual da Identidade Visual
Por essa época era Designer da RIOTUR e o setor desenvolveu as aplicações para a marca RIOTUR - cartazes, folhetos, convites, programas, etc - optando por não usar o azul e sim o laranja, amarelo alaranjado e nuances. Foi uma opção aprovada pelo Aloísio Magalhães - que supervisionava a imagem da Prefeitura como um todo - uma vez que o azul era um tom triste para o produto turístico que se vendia: o Rio. Afinal ele é ensolarado.
Mais tarde a marca mudou.
A história continua amanhã.
Gostaria de entrar em contato com você, talvez você possa me ajudar com informações para o meu livro Logos Cariocas da Gema: http://marcas.2ab.com.br/
ResponderExcluirGrato,
Beto Lima
Para facilitar o contato, meu e-mail : betollima@yahoo.com.br
ResponderExcluirSaiu uma matéria na Veja Rio, ontem 03/10/11 sobre o projeto do meu livro:
http://vejario.abril.com.br/especial/logos-rio-645435.shtml
Aguardo retorno,
Beto Lima