quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Edifício na Avenida Atlântica

foto - reprodução site Copacabana de Toledo
Muitos hão de olhar e perguntar:onde fica esse edifício na Avenida Atlântica?

Não fica mais. Mas já ficou: Avenida Atlântica esquina com Rua Constante Ramos. Edifício Guarujá, era seu nome e durante as décadas de 80 e 90 ficou abandonado e praticamente em ruínas.

Construído em 1927, tinha um grande recuo a fim de que não projetasse sombra na areia, de acordo com o Plano Agache. Com 10 andares, foi o maior prédio da orla por algum tempo, e pertencia a um dono só. Na área livre ,em frente ao edifício, havia um jardim, transformado em área edificante nos anos 60, surgindo, assim, outro prédio à sua frente.

Foi tombado, restaurado e hoje funciona como o South Beach Copacabana Residence Club, um flat. A entrada principal é na Rua Domingos Ferreira, onde, antes, eram os fundos. A frente virou um fundos para o prédio que se levantou , escurecendo e devassando as antigas janelas que tinham a bela vista da praia.

O edifício verde, na esquina da praia,
foi construído no antigo jardim do prédio e à frente dele.
Hoje, ao invés de sua antiga e simpática entrada,
existe a Pizzaria Capricciosa
Entrei pra ver os apartamentos e eles ficaram muitíssimos pequenos. Parecem mais umas pequenas suítes de navio. Mas os pisos e as escadas foram preservados, mas nem se nota, pois os halls ficaram mínimos privilegiando a divisão das acomodações. Os elevadores são modernos - caixas prateadas! - e micros, contrastando com os elementos antigos. Fizeram 10 apartamentos - se é que aquilo pode ter esse nome - por andar.
Um absurdo o que já se autorizou em edificação na cidade!
Como dizia minha avó: " por fora bela viola, por dentro, pão bolorento."

4 comentários:

  1. Sou neto do antigo proprietário do ed Guarujá.Também sou um apaixonado pelo prédio que foi o segundo de Copacabana.Os 20 anos de abandono são inexplicáveis.
    Sua reforma previa apartamentos mais amplos,mas o poder público...
    Os halls dos aps não foram diminuidos.eles eram 4 grandes aps por andar.neles viveram ou passaram temporadas pessoas ilustres,como o marechal Rondon,o poeta paulista Martins Fontes etc.

    ResponderExcluir
  2. Discordo do seu ponto de vista, em relação à transformação do prédio e alterações dos apartamentos. Este prédio é um grande exemplo para os outros de Copa... É um prédio histórico, com a fachada reconstituída com todo critério possível e isso é que importa para a História do Rio. Fico triste quando passo pelas ruas e vejo tantos e tantos edifícios lindíssimos completamente perfurados com ar condicionado e com mil janelas diferentes, descascados e em pedaços.

    Carlos (arquiteto)

    ResponderExcluir
  3. São 10 apartamentos por andar, pertencentes a pessoas de alta renda... Quase todos abastados solitários, casais de idosos ou investidores.

    ResponderExcluir
  4. Vivo perto do Guarujá, lembro da badalação em volta do prédio.
    Fico feliz em vê-lo restaurado.

    Antônio

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!