Cidades sempre foram representadas graficamente. Mas apenas por seus brasões e bandeiras, seguindo os rígidos princípios da Heráldica.
Esse é o brasão da Cidade do Rio de Janeiro.
Ele tem como características o escudo português, em campo azul, cor simbólica da Lealdade, a esfera armilar manuelina combinada com as três setas, que supliciaram São Sebastião, padroeiro da cidade, tudo em ouro, tendo ao centro o barrete frígio, símbolo do regime republicano.
Como lembrança da cidade como capital, em cima do escudo, a coroa mural de cinco torres, em ouro. Como suportes, dois golfinhos de prata, à direita e outro à esquerda, simbolizando a cidade marítima. O da direita com um ramo de louro, e o da esquerda com um ramo de carvalho, representando, respectivamente, a vitória e a força.
Mas esse não foi o primeiro brasão da cidade.
Desde a sua fundação em 1565 já foram seis brasões diferentes. O primeiro deles, abaixo, foi usado de 1565 até 1826.
Curiosidades Cariocas, Histórias do Rio de Janeiro,Rio Antigo, Turismo no Rio de Janeiro.
domingo, 18 de janeiro de 2009
Design da marca RIO_2
Marcadores:
brasão do Rio,
design
Meu nome é Elizabeth,sou designer gráfica. Como carioca da gema, adoro essa cidade e gosto de compartilhar histórias vividas, ouvidas ou pesquisadas desse Rio de Janeiro.
***
Dois versos favoritos:
"Eu teria um desgosto profundo, se faltasse um Flamengo no mundo" (Hino do Flamengo) e
"Rio você foi feito pra mim" (Samba do Avião)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ah, Beth, que viagem acabei de fazer... Eu estava c/ 12 anos e fiquei completamente apaixonada pelo Malcolm Roberts, afff!!! Ele era LINDOOOOOOO e tinha uma voz... Torci tanto mas ele não levou, pena!
ResponderExcluirBjs
Vera
Nao nasci nessa cidade mas me considero carioca adotivo pois fui criado no Catete e Flamengo. Em 1977 fui transferido para Brasília, onde me encontro até hoje. Nunca me desliguei da "Cidade Maravilhosa". inclusive sendo assinante de O Globo. Adorei quando fiquei sabendo que vc é rubro-negra, meu clube de coração. Quando criança, morei na vila que existia nos fundos do Edifício Eden, na Praia do Flamengo, 64. Naquela época ( anos 30 e 40), a sede do Flamengo se localizava ao lado do Edif. Eden ( que eu me lembre, esse prédio existe até hoje). Mesmo criança, fui frequentador assíduo do clube, porque era amigo do Porteiro-Chefe, Sr. Maciel. Abrs. Aristóteles
ResponderExcluir