
Ela tem um retângulo branco com duas faixas diagonais azuis se entrecruzando, com o brasão da cidade, todo na cor vermelha, no centro, a cor da vida e da energia. A bandeira foi oficializada pelo decreto 1.190 de 8 de julho de 1908.
O seu desenho básico foi pouco modificado até os dias atuais, à exceção do período em que se tornou estado da Guanabara ( bons tempos!) de 1960 até 1975 (abaixo).

A partir de 1975 continuou o campo branco, com duas faixas azuis, postas em diagonal, constituídas de uma banda e uma barra (Cruz de Santo André), tendo sobre o seu cruzamento, na proporção de 1/6 (em sexto) do campo total, o Brasão em vermelho, destacando-se, em branco, a esfera armilar, e as três setas .
Além do significado padrão da Heráldica as cores também têm seu significado histórico.
O azul e o branco simbolizam a origem portuguesa da Cidade. São as cores tradicionais da monarquia portuguesa, adotadas desde a criação de Condado Portucalense, em 1097. Somente após a proclamação da República Portuguesa, em 5 de outubro de 1910, Portugal adotou as cores verde escuro e escarlate para a sua Bandeira.
O vermelho simboliza o sangue derramado por São Sebastião, Padroeiro da Cidade e o sangue derramado por Estácio de Sá, Fundador da Cidade e pelos nossos colonizadores em defesa do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente! Seja bem-vindo!