quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A figueira da Tijuca


reprodução - foto site INEPAC/RJ


A figueira existente na rua Mariz e Barros é árvore secular e foi a primeira árvore tombada , em 24/10/1968, pelo DECRETO “E” 2.433. Pertence ao gênero Urostigma, popularmente conhecida como figueira-brava ou mata-pau. Tem "silhueta umbeliforme, a copa esgalhada e frondosa, o tronco curto, vigoroso, canelado e as raízes robustas que se entrelaçam". Essas figueiras já foram comparadas a estruturas arquitetônicas vivas.


A figueira em frente ao SENAI, da Rua Mariz e Barros nº 678, é um monumento vegetal, "cenicamente implantado em relação à rua", e está incorporado à história do bairro da Tijuca.





3 comentários:

  1. Eu conheço esta figueira, pois passo muito por ali entre o post branco e a grade do Senai, quase em frente ao Gafrée e Guinle... Esta figueira já esteve ameaçada de destruição por cupins, mas foi restaurada, houve um movimento local para preservá-la, o que felizmente acabou acontecendo.
    Tem uma plaqueta de metal afixada em seu tronco com os detalhes do tombamento...
    Meus parabéns pelo post.
    Feliz final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ter criado esse blog. Ele é um presente para todos os cariocas, de nascimento ou de coração. Parabéns e sucesso

    ResponderExcluir
  3. A Rua Mariz e Barros já esteve interditada, porque tombou um galho da figueira, em um dia de ventania.
    É um orgulho para os moradores do bairro saber que possuímos uma testemunha da história, ainda que muda.

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!