quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A escandalosa amante

Há rumores de que Machado de Assis não teria sido tão fiel assim à sua amada Carolina, com quem viveu por quase 35 anos, até a morte dela, em 1904.

É o que garante o jornalista e escritor Ubiratan Machado, autor do ‘Dicionário de Machado de Assis’ (a ser lançado em novembro pela Academia Brasileira de Letras), a respeito desse fato “quase desconhecido da vida de Machado”.

Durante os anos de 1882-83, pouco depois de escrever ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, na fase mais angustiada de sua vida, ele teve uma amante,garante Ubiratan. E explica: “Era uma atriz portuguesa, Inês Gomes, mais velha do que ele, conhecida por seu escasso talento e seus enormes pés.

O jornal de escândalos ‘O Corsário’ caiu de cipoada em cima dele. Parece que essa foi a única vez que ele pulou a cerca. O que não se sabe é como Carolina reagiu a essa aventura galante do marido”, brinca Ubiratan.

C a r l o s He i t o r Cony também botou lenha na fogueira: em 1999, reacendeu a polêmica envolvendo Machado. Segundo ele, Mário de Alencar, filho do romancista José de Alencar e de Georgiana Cochrane, seria filho de Machado. Além de amigo, José de Alencar é patrono da cadeira do autor na Academia Brasileira de Letras. Cony citou crônica do escritor Humberto de Campos.

“J. de A. (supostamente José de Alencar) jamais sofreu de epilepsia. Machado de Assis morreu dessa moléstia. Como explicar, pois, a epilepsia de M. de A. (que seria Mário de Alencar)?”, escreveu Humberto, para completar: “Mergulhei no oceano desse mistério, tateantes as mãos do meu pensamento. ‘Dom Casmurro’ não será uma história verdadeira? Aquele amigo que trai o amigo, aquele filho que fica de uns amores clandestinos, não seriam páginas de uma autobiografia?”.

Reprodução de Machado de Assis, 100 anos de memória - jornal O DIA on line

2 comentários:

  1. olá! tudo bom?

    de cancionista carioca (e flamenguista) pra designer flamenguista e carioca, te convido a ouvir/ver esta minha minha bossa-jazz

    http://youtube.com/watch?v=WfE-tO5i424

    feita sob os auspícios da Guanabara!

    saudações rubro-negras e parabéns pelo blog.

    PS: depois me conte o que achou da canção!

    ResponderExcluir
  2. OI Dimitri,

    Não só ouvi essa música, como aproveitei pra ver e ouvir algumas outras.Muito bom!

    Saudações rubro-negras!

    ResponderExcluir

Comente! Seja bem-vindo!