
Feliz Ano Novo!
Curiosidades Cariocas, Histórias do Rio de Janeiro,Rio Antigo, Turismo no Rio de Janeiro.

Feliz Ano Novo!
O arquiteto carioca José da Silva Azevedo Neto é praticamente desconhecido da maioria da população carioca. Nasceu há cem anos, em 22 de agosto de 1908 , e trabalhou para a Fundação Parques e Jardins entre as décadas de 30 e 50.
Foi um especialista na criação de áreas de lazer para os bairros.
Jardim de Alah - 1950 - reprodução
Reprodução - Renee Haas

Reprodução - Clique na foto para ampliar e ver detalhes
Reprodução
A foto é de 1944, em plena guerra. O ônibus, um Chevrolet "Tigre" que usava, como combustível, o gasogênio.

capa do CD Embaixadores da Folia
Von Trapp - Carlos Alberto - ao violão - em 1965
A capa do livro - Escola Rodrigues Alves - RJ - 1914

Nascido no subúrbio de Madureira, em 1916, desde menino freqüentou as rodas de samba, apesar da resistência do pai, professor e pastor protestante . O pai, dono do Colégio Assumpção, arrumou uma vaga de professor de Português, tão logo concluiu o Científico, pretendendo que ele abandonasse o gosto pela música.



ReproduçãoApesar de inaugurado há 70 anos, em 19 de agosto de 1938, a história do Museu Nacional de Belas Artes é bem mais antiga, e remonta à chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, já que Dom João VI se fez acompanhar de um conjunto de obras de arte, algumas das quais permaneceram no país e figuram como o núcleo inicial da coleção.
O rei fundou a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, em 1826 a instituição passou a ser chamada de Academia Imperial de Belas Artes e com o advento da República, a academia foi rebatizada como Escola Nacional de Belas Artes, passando a ocupar sua sede atual na antiga Avenida Central, atual Avenida Rio Branco.
O autor do projeto do prédio foi o arquiteto espanhol Adolfo Morales de los Rios, mas durante a construção o desenho seria alterado por Rodolfo Bernardelli, então diretor da escola, e mais tarde Archimedes Memoria também acrescentaria outras mudanças. O resultado é uma construção eclética, com fachadas em diferentes estilos.
O edifício foi tombado pelo IPHAN em 24 de maio de 1973 e possui mais de 6000 m² de áreas de exposição, com cerca de 1.700 m² de reservas técnicas.




Esquina da Rua Voluntários da Pátria com Praia de Botafogo
Foto Augusto Malta de 30/6/1923 - reprodução
Anúncio antigo



A foto mostra um "chopp duplo" cruzando o Largo da Lapa. À esquerda a Igreja de N. S. do Carmo da Lapa do Desterro- que deu origem ao nome do local - e à direita vê-se parte do Grande Hotel, construído em 1896. No local funcionou, a partir de 1941, o Cinema Colonial e, desde 1964, lá está a Sala Cecília Meireles.
Foto - reprodução/Adega flor de coimbra
Foto: reprodução Globo Online
foto : reprodução site Collectors
foto - reprodução site uspfm